Incentive o meu Trabalho seguindo - me !

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Breve História da Capital Capixaba

Bandeira do Espírito Santo

Diante dos constantes ataques indígenas , franceses e holandeses em Vila Velha , capital da capitania  do Espírito Santo , os portugueses decidiram mudar a capital para uma ilha próxima ao continente  , chamada pelos índios de Guanaani. A Vila  Nova do Espírito Santo  , como foi chamada , foi fundada em 8 de setembro de 1551 , posteriormente denominada Vitória  , em memória a batalha  comandada pelo donatário da capitania Vasco Fernandes Coutinho contra os Goitacases.

chegada dos portugueses.

A cidade iniciou suas construções na parte alta. Sujeita a ataques na parte baixa , foram construídos fortes na beira do mar . Até o século passado , os limites da capital capixaba eram o forte de São João  , onde hoje funciona o Clube da Regatas Saldanha  da Gama e o morro onde está instalado  o hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1927 foi construída a ponte que ligou a ilha ao continente e mais tarde , em 1941 , surgiu o primeiro cais na capital . O porto se desenvolveu até que em 1949 foram realizados mais aterros e construídas amplas avenidas. Depois disso, a cidade tornou-se o maior centro do Espírito Santo .Em 1970 o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do pais  , e a capital começou a se industrializar.

Ponte de Vitória.

A capital capixaba possui dois grande portos : Tubarão e Vitória que hoje compõem o maior complexo portuário do brasil. Entre as capitais , a cidade apresenta o maior PIB per capita  figura como o terceiro melhor Índice  de Desenvolvimento Humano (IDH).

Porto Tubarão.


Esse ano Vitória completará 460 anos . É a segunda capital mais antiga do Brasil possuindo mais de 320 mil habitantes atualmente , conforme estimativa do IBGE (2009).
A capital é o centro da Região Metropolitana , que congrega mais seis municípios : Cariacica , Fundão , Serra , Vila Velha e Viana.

Fonte : matéria tirada da lista Editel e fotos do Google.

10 comentários:

LUCENA ARTES disse...

Vitória...cidade maravilhosa....
Venha conhecer e se encantar !!!!

♥Luciana de Mira♥ disse...

OI Flor! Tem um selinho pra vc la no meu blog, que é o meu primeiro selinho Oficial do Blog e tem um sorteio também, participe! Beijinhos e obrigada por seguir meu blog!

Fuchic - artesanato com tecidos disse...

Olá Yvelizy!

Bem-vinda ao grupo!
*beijocas*

obs.: coloca mais uns trabalhos aí pra gente ver! :))

http://fuchicpatch.blogspot.com (nº 89)

Denise disse...

Oi, querida! Está muito bonito o seu blog e suas flores são um encanto! Parabéns! Estou te seguindo e quero convidá-la para uma visita no:
http://dedeartes-denise.blogspot.com
Te espero lá.
Abraços e boa semana!

Marília disse...

Oi Yvelizy, bom dia!
Faço parte do Blogueiras Unidas e estou passando para conhecer os blogs participantes, já estou te seguindo :) venha me fazer uma visitinha tb!
Bjks
Marília
http://entrefeltrosetecidos.blogspot.com/

Artes da Sophia disse...

Oi Yvelizy!
Vim visitar seu blog, faço parte das Blogueiras Unidas meu nº 638 meu blog é
http://artesdasophia.blogspot.com/
Estou seguindo seu blog.
Beijos
Silvia

Fabíola Deiró - Artesanatos disse...

Olá Lucena
Sou Blogueira Unida Nº53,estou visitando e seguindo todos os blogs da lista e quero pedir um grande favor...

Estou participando de um concurso Uma rosa feita por mim! E preciso de votos
Meu trabalho é o Nº 12 FABÍOLA DEL FIUME-BRASIL

O LINK É ESSE:
http://edaynepontocruz.blogspot.com/2011/08/votacao-do-concurso-uma-rosa-feita-por.html

Me ajude votando,se puder pedir aos seus amigos e amigas para votarem
também,ficarei muito agradecida!!Beijos
Obrigada!

E te convido a visitar meu blog também,tem um pouco de tudo,feltro,ponto cruz,reciclagem,patchwork,crochê,etc...

Fabíola
http://artesempontocruz.blogspot.com


Eu também sou capixaba!!Moro em Serra mas meus parentes são de Paul-Vila Velha,nossa terrinha é linda demais né!Gostei dos seus trabalhos,também faço artes com feltro,em breve farei um sorteio no meu blog e quero você participando,se tiver orkut e facebook me add no meu blog tem os atalhos,bjus

Fabíola Deiró - Artesanatos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabíola Deiró - Artesanatos disse...

Oi flor,fiquei feliz com sua visita,vim agradecer e se puder continue votando,acho que dá pra dois votos por dia,então...
Sobre a ajuda claro com todo prazer,me envie por email suas duvidas ou me add no orkut e facebook se tiver,e o que movimeta os blogs são visitas e comentários,o objetivo do blogueiras unidas é esse ,visite os blogs da lista e convide para visitar o seu,e não esqueça de voltar e agradecer,ahh e também de elogiar os trabalhos das amigas que visita,eu já estava visitando antes do concurso,eu visito e sigo todos os blogs,nem sempre todas retribuem é normal...E por falar em seguir agora vi que minha foto não estava nos seus seguidores,não entendi o que aconteceu porque eu primeiro sigo pra depois comentar,mas agora fiz de novo e minha foto está ai,que legal que mora em Vila Velha,acho linda demais,mas moro na Serra desde criança acho que não acostumaria em outro lugar,gosto de ir na Glória,e no centro de VV ,adoroo
Beijus querida,tenha um domingo abençoado!

Fabíola
http://artesempontocruz.blogspot.com
fabioladelfiume@yahoo.com.br

Ahh quando visitar nunca esqueça do link do blog e se indentifique como blogueiras unidas nº... da lista

Marília disse...

Oi querida, obrigado pela visitinha, por me seguir e pelas lindas palavras deixadas, seja bem bem vinda!
Bjks e uma linda semana :)
Marília


Meu Coracão !!!

_________lucenaar____________lucenaart ______lucenaartesluc_______lucenaarteslucen ____lucenaarteslucenaar___lucenaarteslucenaar ___lucenaarteslucenaarteslucenaarte_______luce __lucenaarteslucenaarteslucenaarte_________luce _lucenaarteslucenaarteslucenaartesluc_______luce _lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaa______l lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaartes__luc lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaartesluc_l lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaarteslucen lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaarteslucen _lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaartesluc __lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaartesl ____lucenaarteslucenaarteslucenaarteslucenaart ______lucenaarteslucenaarteslucenaartesluce _________lucenaarteslucenaarteslucenaart ____________lucenaarteslucenaartesluc ______________lucenaarteslucenaart _________________lucenaarteslu ___________________lucenaart _____________________lucena ______________________luce _______________________lu

Que coisa mais linda ...mais cheia de graça...

Que coisa mais linda ...mais cheia de graça...